terça-feira, 8 de julho de 2008

ROMANTISMO NO BRASIL

"A chegada da família real,em 1808,a abertura dos portos ao comércio de todas as nações e a nossa independência política ( 1822- com Proclamação da Independência),são alguns dos momentos mais significativos na formação de nossa nacionalidade que, aliados ao nosso espírito cultural, dariam ao Romantismo um relevo todo especial.

Para a compreensão do Romantismo brasileiro, devemos considerar o:

Nacionalismo-está formada a consciência nacional. O espírito de brasilidade se afirma e se desenvolve. Um nacionalismo ufanista varre o país após 1822, e os escritores foram os principais intérpretes deste nacionalismo.

Uma das características do Romantismo é a valorização do passado. Dissemos que essa mistificação do passado obedece a uma tendência de fuga. No Brasil, contudo, a valorização do passado histórico não se apresenta como fuga, e sim como fundamentação da nacionalidade.

Indianism- o "bom selvagem" é o modelo de um herói que se tornaria o passado e a tradição de um país jovem, sem passado ou tradição.Acima de tudo, o índio representava, na sua condição de primitivo habitante, o próprio instinto d nacionalidade.

Saudosismo-o sentimento de "exílio"dominou os intelectuais brasileiros que se afastaram da pátria, gerando toda uma literatura de nostalgia na qual o jovem país surge como uma terra encantada, para onde estas memórias saudosas pretendem, um dia , voltar. A pátria é identificada com a natureza, e o lamento está vinculado a paisagem.

Regionalismo-resultado da "conscência eufórica de um país novo", o regionalismo romântico procurou afirmar as particularidades e a identidade das regiões, na ânsia de "tornar literário"todo o Brasil."



08/07/08 Lúcia


Nenhum comentário: