domingo, 17 de agosto de 2008

SEGUNDA GERAÇÃO ROMÂNTICA

"Os poetas do -Mal- DO- SÉCULO.
Durante o Romantismo,um grupo de poetas caracterizou-se por uma forma de poesia marcada pela introspecção e pelo individualismo. Inspirando-se em Byron, poeta inglês pessimista, os jovens autores dessa época, precocemente amadurecidos,vão se voltar para os temas líricos ou mórbidos, enfatizando o pessimismo, a melancolia, o desejo de fuga,o cansaço da vida. São os chamados "poetas do mal- do século". A maioria deles, vivendo uma vida desenfreada e de orgias, incompreendidos em sua originalidade, morre prematuramente.
Compreenda-se por "mal-do-século";subjetivismo exagerado,melancolia perene,constante tédio, pessimismo, vontade de sofrer,verdadeira obsessão pela morte,vontade de fugir desta realidade para um mundo indefinido com o qual os poetas sonhavam.
A segunda geração romântica recusa o nacionalismo e o indianismo, voltando-se para a confissão íntima e o extravasamento subjetivo.

ALVARES DE AZEVEDO ( 1831- 1852) - o grande nome da poesia individualista. O grande tema de sua obra é a morte. Sua poesia é sugestiva de acontecimentos fúnebres, amor não correspondido, descrença e derrotismo. Sua obra apresenta características fundamentais do "mal-do- século" : "

TRISTEZA
Eu deixo a vida como deixo o tédio
Do deserto o poento caminheiro;
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como um desterro de minha alma errante,
Onde fogo insensato a consumia...
Só levo uma saudade- é desses tempos
Que amorosa ilusão embevecida.

Só levo uma saudade- é dessas sombras
Que eu sentia velar na noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada.
Que por minha tristeza te definhas!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz- e escrevam nela:
Foi poeta, sonhou e amou na vida...

SUAS OBRAS: Lira dos vinte anos
Noite na taverna
O conde Lopo(poesia)
Macário (teatro)

18/08/08 Lúcia

Nenhum comentário: