segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PEDAGOGIA OU TRABALHO

     Há décadas se debate  a forma de ensino, as transformações na didática, na metodologia de ensino, a inclusão da tecnologia,a preocupação em ingressar no ensino superior,tudo isso está colocando em segundo plano o essencial do processo educativo: a formação de valores. Atualmente,existe a exigência de cumprir um programa,os alunos têm que atingir uma nota tal,muitas vezes,  nem refletem o que eles aprenderam. Para os pais o importante é ter computador na escola e preparar o filho para o vestibular. O mercado hoje é voraz.A profissionalização excessiva, a industrialização tecnológica estão esvaziando  sistematicamente o nosso conteúdo humano, substituindo em nós o desejo de ser pelo desejo de ter. A industrialização é a do livre mercado, do lucro máximo,que reduz o homem e suas relações sociais. Ideias práticas impedem sua  humanização, nela, a opulência  de poucos se nutre da miséria de muitos.
   Os tempos correram,  porém múltiplas mudanças aconteceram,até que chegaram os atuais dias,em que o valor humano passou a residir na função econômica que ele desempenha, seu valor é sua produtividade, de modo que, não tendo mais capacidade de produzir, também perde o valor ( moral), basta ver como o idosos são tratados em nosso país. Assim, escola boa era e é a que ensina a ter respeito por si e pelo outro. Essas mudanças que aconteceram parecem que foram para pior, pois a educação pública brasileira está entre as piores do mundo, por falta de vontade política dos governantes.Por este motivo, não adianta mudar didática e metodologia de ensino se a mente dos nossos mandatários não mudar e se as mãos nervosas deles também não pararem  de roubar o dinheiro do povo.
     Portanto, nós votamos para mudar essa calamidade, até agora nada conseguimos e não é por falta de talento.No Brasil há talentos para qualquer área, em literatura,nas ciências ,na matemática, entre outras. Aqui falta é vergonha na cara,vergonha esta,que os edis brasileiros não possuem. E, lamentavelmente,mesmo introduzindo novos  métodos de estudo , mesmo os professores se  esforçando, a escola de hoje está aquém da escola de antigamente, pois estes novos ensinamentos não estão dando os efeitos que se esperava, porque as crianças mal sabem escrever o próprio nome,não leem nem fazem uma simples soma.Na época mais antiga, "as tias" pediam para ler em sala de aula em alta voz,hoje, as mestras mandam fazer leitura silenciosa,como elas saberão que os alunos estão lendo bem se a leitura é silenciosa?
   Ah como eram belos os meus estudos! As professoras apresentavam-nos aos livros,falavam sobre os autores,davam-nos motivações para lermos, líamos obras maravilhosas como Machado de Assis, José de Alencar,entre muitos belos contos,ah que saudade! Antigamente era mais prazeroso e eficiente o estudo, portanto,escola boa era dos tempos idos que além de nos ensinar a ler e a escrever,também nos ensinava a amar e a respeitar o  ser humano.

 Lúcia ,Terça-feira,20 de agosto de 2013

Nenhum comentário: