quinta-feira, 22 de abril de 2010

SINTAXE

FRASE E ORAÇÃO : DIFERENÇA


Já dissemos que a oração não precisa ter sentido completo.Essa é, positivamente, uma das diferenças existentes entre frase e oração. Vejamos este exemplo:

PEDI QUE SEU PAI VIESSE A MEU ESCRITÓRIO.

Nessa frase existem duas orações (note:são dois os verbos). A primeira oração é PEDI; a segunda,QUE SEU PAI VIESSE A MEU ESCRITÓRIO. Observe:nem a primeira nem a segunda têm sentido completo.Se você dissesse a um amigo somente isto: Pedi,ele evidentemente nada entenderia,porque a comunicação ficaria incompleta.Da mesma forma,seu amigo nada entenderia se apenas você lhe dissesse: que seu pai viesse a meu escritório.Por isso é que se diz que a oração não precisa ter necessariamente sentido completo. No caso que vimos,ambas são orações,mas,consideradas em separado,sem vínculo entre si, nenhuma delas tem sentido completo.
SÃO ESTAS AS DIFERENÇAS MAIORES ENTRE FRASE E ORAÇÃO:

A FRASE PRECISA TER SENTIDO COMPLETO;

A ORAÇÃO PODE NÃO TER SENTIDO COMPLETO;

NEM TODA FRASE TRAZ VERBO;

TODA ORAÇÃO POSSUI VERBO.

Para firmar conhecimento, vejamos este par de exemplos:


A SALA ESTÁ SUJA!

QUE SALA SUJA!

No primeiro exemplo temos uma oração,porque há sujeito ( A sala) e predicado ( está suja);no segundo,temos uma frase,porque,embora não haja sujeito nem predicado,o sentido está completo. Como você deve estar notando,é o VERBO que caracteriza a oração; sem ele,nao existe oração.
Às vezes o verbo aparece subentendido:

UM AMOR,ESSE MENINO.

UM EXEMPLO DE CORAGEM,ESTE HOMEM.

Em ambos os casos está subentendido o verbo É.
disso tudo não podemos concluir que, para haver oração,é preciso que haja necessariamente sujeito e predicado.Isto porque existem orações somente com predicado:

CHOVEU MUITO NESTA MADRUGADA.

VENTOU FORTE ONTEM À NOITE.

AMANHECEU.

Tais orações são chamadas orações sem sujeito,que adiante veremos com pormenores.

Oração é,assim,o nome que se dá ao conjunto sujeito - predicado ou, excepcionalmente,apenas ao predicado. Ou ainda: Oração é o tipo de frase que,normalmente,se compõe de sujeito e predicado.

Podemos agora concluir que frase pode ser oração;oração pode ser frase, mas nem toda frase é oração,nem toda oração é frase.

Os verbos caracterizam a oração;a comunicação integral do pensamento caracteriza a frase.


O PERÍODO

Período é a frase expressa através de uma ou de várias orações.Sempre termina por ponto,ponto final,ponto de exclamação,ponto de interrogação ou reticências. Se o período tiver uma só oração,será período simples;composto,se forem duas ou mais orações.

Exemplos de período simples:

DURO COM DURO NÃO FAZ BOM MURO.
"NA MENOR DAS CABANAS HÁ BASTANTE ESPAÇO PARA UM PAR FELIZ DE NAMORADOS."

Exemplo de período composto:


" NÃO PARE,PORQUE SERÁ O MESMO QUE VOLTAR."

" NÃO DÊS A TEUS AMIGOS OS CONSELHOS MAIS AGRADÁVEIS: DÁ -LHES OS MAIS ÚTEIS."

A maneira mais fácil e prático de saber quantas orações existem num período é contar os verbos:num período haverá tantas orações quantos forem os verbos nele existentes.

Fonte:Nossa Gramática págs.156,157

Lúcia
22/04/010


Nenhum comentário: